Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mostra ODS

Blog do Concurso de microfilmes "Mostra ODS". Iniciativa organizada pela Oikos - Cooperação e Desenvolvimento e visa envolver jovens estudantes na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mostra ODS

Blog do Concurso de microfilmes "Mostra ODS". Iniciativa organizada pela Oikos - Cooperação e Desenvolvimento e visa envolver jovens estudantes na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

ODS 15: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade

Oikos, 17.06.21

Logo ODS 15.jpeg

A Natureza é crítica para nossa sobrevivência!

A Natureza fornece o oxigénio que respiramos, regula nossos padrões climáticos, poliniza nossas culturas, produz alimentos, (para nós e para os animais que criamos), fornece materiais de construção e combustíveis. Mas está sob um stress crescente. A atividade humana já alterou cerca de 75% da superfície da Terra, comprimindo a vida selvagem e a Natureza em recantos cada vez menores do planeta.

De acordo com o Relatório de Avaliação Global sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistémicos de 2019, cerca de 1.000.000 espécies de animais e plantas estão ameaçadas de extinção nas próximas décadas. O relatório pediu mudanças transformadoras para restaurar e proteger a Natureza. O relatório afirma que a saúde dos ecossistemas dos quais nós e todas as outras espécies dependemos está a deteriorar.se mais rapidamente do que nunca, afetando os próprios alicerces de nossas economias, meios de subsistência, segurança alimentar, saúde e qualidade de vida em todo o mundo.

A desflorestação e a desertificação - causadas diretamente por atividades humanas e pelas alterações climáticas - representam grandes desafios para o desenvolvimento sustentável e afetam a vida e os meios de subsistência de milhões de pessoas. Investir na restauração de terras é fundamental para melhorar os meios de subsistência, reduzir vulnerabilidades e reduzir os riscos para a economia.

A saúde do nosso planeta também desempenha um papel importante no surgimento de zoonoses, ou seja, doenças que são transmissíveis entre animais e humanos. À medida que continuamos a invadir ecossistemas frágeis, colocamos os humanos em um contacto cada vez maior com a vida selvagem, permitindo que os patógenos da vida selvagem se espalhem para o gado e os humanos, aumentando o risco de surgimento e amplificação de doenças.

 

Algumas METAS

karsten-winegeart-Y4pW7n5FnsQ-unsplash.jpg

  • Até 2020, assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interior e os seus serviços, em especial florestas, zonas húmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais.
  • Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, travar a deflorestação, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente os esforços de florestação e reflorestação, a nível global.
  • Até 2030, combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradados, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações, e lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo.
  • Até 2030, assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua biodiversidade, para melhorar a sua capacidade de proporcionar benefícios que são essenciais para o desenvolvimento sustentável.
  • Tomar medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitats naturais, travar a perda de biodiversidade e, até 2020, proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas.
  • Garantir uma repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos e promover o acesso adequado aos recursos genéticos.
  • Tomar medidas urgentes para acabar com a caça ilegal e o tráfico de espécies da flora e fauna protegidas e agir no que respeita tanto a procura quanto a oferta de produtos ilegais da vida selvagem.
  • Até 2020, implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras nos ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias.
  • Até 2020, integrar os valores dos ecossistemas e da biodiversidade no planeamento nacional e local, nos processos de desenvolvimento, nas estratégias de redução da pobreza e nos sistemas de contabilidade.

 

Alguns FACTOS:

  • A atividade humana alterou quase 75% da superfície da Terra, comprimindo a vida selvagem e a Natureza em espaços cada vez menores do planeta e aumentando os riscos de doenças zoonóticas como COVID-19.
  • Cerca de 1.600 mil milhões de pessoas dependem das florestas para sua subsistência, incluindo 70 milhões de indígenas.
  • As florestas abrigam mais de 80% de todas as espécies terrestres de animais, plantas e insetos.
  • Entre 2010 e 2015, o mundo perdeu 3,3 milhões de hectares de florestas.
  • A degradação dos solos reduziu a produtividade em 23% da área terrestre global.
  • Entre 235 mil milhões e 577 mil milhões de dólares de colheitas anuais estão em risco devido à perda de polinizadores.
  • Estima-se que, neste momento, o ritmo de perda de terras aráveis seja 30 a 35 vezes maior que a taxa histórica
  • Devido à seca e à desertificação, 12 milhões de hectares são perdidos todos os anos (23 hectares por minuto).
  • Globalmente, 74% dos pobres são diretamente afetados pela degradação dos solos.
  • A caça furtiva e o tráfico ilegal de vida selvagem continuam a ser um problema global de conservação (há registos de cerca de 7.000 espécies de animais e plantas traficadas em 120 países).
  • Das 8.300 raças de animais domésticos, 8% estão extintas e 22% estão em risco de extinção.
  • Até 80% das pessoas que vivem em zonas rurais de países em desenvolvimento dependem de medicamentos tradicionais feitos à base de plantas para cuidados básicos de saúde.
  • Embora as áreas protegidas agora cubram 15% dos habitas terrestres e de água doce, estas cobrem apenas parcialmente locais importantes para a biodiversidade e ainda não são totalmente representativas ecologicamente, nem geridas de forma eficaz ou equitativa.

mf-evelyn-CjLelVuKdQM-unsplash.jpgFotografia de MF Evelyn para Unsplash

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.